natal_canoinhas

tres_barras

Efeitos da pandemia na educação pública são tema de debate na Alesc

Avatar photo
No ano passado, mais de oito mil alunos da rede pública estadual de ensino abandonaram os estudos. Os dados são da Secretaria de Estado da Educação.

LEIA TAMBÉM

O futuro da educação em Santa Catarina pós-pandemia de Covid-19 foi tema de debate na Assembleia Legislativa esta semana.

Os efeitos das escolas fechadas no desenvolvimento das crianças e novas propostas para a educação pública foram os principais temas abordados. O encontro foi realizado no Plenarinho da Casa, a pedido do deputado Bruno Souza (Novo).

Segundo o parlamentar, só no ano passado, mais de oito mil alunos da rede pública estadual de ensino abandonaram os estudos. Os dados são da Secretaria de Estado da Educação.

“As escolas foram as primeiras a fechar e as últimas a abrir. Isso não é tratar a educação como essencial. Nós regredimos muito, passamos esse período sem aulas presenciais, em que as crianças aprenderam muito pouco. Alguns estudos mostram que as crianças aprenderam apenas 30% do que deveriam ter aprendido nesse período. O mundo inteiro tentou manter as escolas abertas pelo maior tempo possível. Aqui, nós nos esforçamos para fechá-las”, lamentou Bruno Souza.

A vereadora de Florianópolis, Manu Vieira (Novo), também demonstrou preocupação com o longo período em que as escolas ficaram fechadas por conta da pandemia. “Minha proposta é que comecemos a mapear o estrago”, afirmou.

Como solução para melhorar o desempenho das escolas públicas de Santa Catarina, o professor do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rafael Ary, sugere a adoção de um novo modelo, em que as escolas da rede pública de educação passem a atuar em parceria com organizações sociais privadas.

“O custo do aluno em Santa Catarina está em torno de R$ 1,2 mil nas escolas públicas. Então, por que não usar esse recurso para colocar as crianças em boas escolas, escolas gerenciadas com métricas, com metas, gerenciadas por organizações sociais? Aliás, elas fazem um excelente trabalho na área da saúde. A gente tem excelentes hospitais que são organizações sociais, então por que não levar essa expertise também para a educação?”, defendeu Ary.

*Por Daniela Legas – Agência Alesc de Notícias

Notícia Anterior

POLÍCIA
Objetos furtados de igreja em Canoinhas são encontrados em vitrine de loja

Próxima Notícia

PREVISÃO DO TEMPO
Ciclone em formação deixa SC em alerta para temporais e chuva volumosa

VOCÊ VIU?