Apenas uma região foi indicada com risco potencial alto para o coronavírus em Santa Catarina neste sábado (26), segundo mapa divulgado pelo governo estadual. A mesma matriz classificou outras 16 regiões como nível moderado, o menos grave para a doença.
No mapa, a região Nordeste aparece em amarelo, a pior situação da doença nesta atualização. As demais áreas estão em azul.
Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, houve apenas uma mudança: a região do Vale do Itapocu, que estava classificada no nível alto (amarelo), passou a ser classificada no nível moderado (azul).
LEITOS DE UTI
A dimensão Capacidade de Atenção é composta pelo indicador de taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto para tratamento de Covid-19 em relação ao total de leitos de UTI Adulto disponíveis no Estado.
Nesta dimensão, não houve mudança em relação ao relatório da semana anterior, permanecendo as mesmas 15 regiões no nível Moderado (azul), com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 adulto abaixo de 20%, Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê.
Outras duas regiões, Nordeste e Vale do Itapocu, estão no nível Alto (amarelo), com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 adulto entre 20 e 40%.
Situação da Covid-19 em SC
Desde março de 2020, Santa Catarina registrou 1.670.970 casos confirmados de Covid-19. Nesse mesmo período, 21.648 morreram por causa da doença.
O estado tem 4.751 pacientes em fase de transmissão do coronavírus. Os dados são do boletim do governo deste sábado (26).