cursos

bom_apetite_canoinhas

Cuidados para evitar desaparecimentos de crianças e ajudar nas buscas

Avatar photo
Do total de desaparecimentos no Brasil 4,64% são de crianças de 0 a 11 anos e 30,90% de adolescentes e jovens entre 12 a 17 anos.

LEIA TAMBÉM

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas foi instituído em razão do desaparecimento, em 25 de maio de 1979, do pequeno Etan Patz, aos 6 anos de idade, no Estado de Nova Iorque, a caminho do ponto de ônibus enquanto retornava da escola. Hoje o dia serve de alerta para relembrarmos de alguns cuidados que podemos tomar para evitar um desaparecimento ou auxiliar nas buscas.

CUIDADOS QUE PODEM PREVENIR O DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS:

  • fazer o Registro de Identidade Civil – RG (carteira de identidade) da criança o quanto antes, para que suas informações constem nos bancos de dados dos órgãos públicos;
  • ensinar a dizer seu nome completo e de seus pais;
  • ensinar a memorizar o telefone de casa e dos pais;
  • para as crianças pequenas, o uso de pulseira de identificação com nome e telefone pode ser um grande aliado;
  • em locais públicos sempre saiba onde seu filho está e informe a ele onde você está;
  • orientar a não conversar, aceitar doces ou brinquedos, ou ir a qualquer lugar com pessoas estranhas;
  • manter as crianças sempre à vista, especialmente em locais de grande movimento;
  • acompanhar as crianças nos banheiros públicos;
  • levar e buscar nas festinhas e outros programas ou orientar os anfitriões sobre quem são os únicos adultos responsáveis que poderão acompanhar as crianças;
  • em eventos, mostre ao seu filho as pessoas que fazem a segurança ou os responsáveis a quem ela pode pedir ajuda, se necessário. Combine um ponto de encontro para o caso de se perderem;
  • quando for buscar seu filho chegue na hora combinada, ou avise que irá atrasar;
  • na escola, orientar a somente liberar seu filho a pessoas autorizadas;
  • garantir que estejam sempre com pessoas conhecidas e de confiança;
  • conhecer os amigos dos seus filhos e acompanhe as mudanças de comportamento da criança;
  • manter a conexão e diálogo com os filhos.

Procure as autoridades assim que perceber que há algo errado e a criança possa estar desaparecida

Inicialmente é importante destacar que não é preciso aguardar 24 horas para buscar ajuda. Identificada uma situação de desaparecimento, a primeira orientação é a de procurar os órgãos de segurança pública para o registro do Boletim de Ocorrência (BO) portando, se possível, documento de identificação e fotos recentes.

Em Santa Catarina, há o atendimento especializado da Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas (48) 98844-0011 ou 3665-5595. Contudo, a Delegacia mais próxima pode ser procurada para o registro do BO, que posteriormente é encaminhado à unidade especializada. Também pode ser utilizado o Disque Denúncia 181 ou contato via e-mail: desaparecidos@pc.sc.gov.br.

A Polícia Militar conta com o Programa SOS Desaparecidos, que possui uma equipe de dedicação exclusiva para situações de desaparecimento e pode ser contatada em caso de emergências pelo 190, ou ainda nos números (48) 3665-4715 ou (48) 98843-3152. E-mail: desaparecidos@pm.sc.gov.br.

Posteriormente, de posse do número de ocorrência policial, é possível contatar a Polícia Científica de Santa Catarina que auxiliará nas buscas mediante a coleta de materiais biológicos dos familiares e inserção dos seus perfis genéticos em banco de dados estadual e nacional, além da realização de progressão de idade e modificações faciais em imagens, se for o caso. Contatos: (48) 98843-7253 / desaparecidos@igp.sc.gov.br.

Na capital, contamos também com o Grupo de Apoio aos Familiares de Desaparecidos GAFAD para o apoio, orientação e encaminhamento dos familiares para assistência social, psicológica e jurídica.

Vale destacar que comunicar o reaparecimento aos órgãos públicos também é de fundamental importância, na medida em que possibilita às autoridades focarem nos casos não solucionados, tornando o atendimento mais célere.

Fonte: Ministério Público de Santa Catarina