cursos

bom_apetite_canoinhas

Morre Adolfo Kuchlik, relojoeiro nascido na região de Canoinhas

Avatar photo
Com profissionais quase em extinção, Kuchlik se dedicou ao conserto de relógios durante 50 anos.

LEIA TAMBÉM

Morreu na madrugada desta quinta-feira (26), aos 74 anos, Adolfo Kuchlik, relojoeiro que trabalhava fazendo a manutenção de relógios há meio século em Joinville.

No início deste mês, Kuchlik foi destaque em reportagem especial no jornal O Município Joinville. Ele contou que ser relojoeiro não era um sonho. Nascido na região de Canoinhas, no Planalto Norte, cresceu na roça. A família plantava feijão e soja.

Impulsionado pelo pai, fez um curso por correspondência para exercer a profissão, se formando aos 24 anos. “Ele dizia que era para eu ter uma profissão, para sair da roça”, disse à reportagem.

Na ocasião, mesmo aos 74 anos, as pequenas peças, parafusos e engrenagens não fugiam aos olhos atentos de quem já realizou a tarefa milhares de vezes.“Se eu não consertar, pode jogar fora porque não tem conserto”, afirmou.

Adolfo contou que pegou gosto pelo ofício. Desde então, todas as manhãs, chegava às 8 horas para começar os trabalhos na relojoaria que carrega seu nome, e seguia trabalhando até o meio da tarde, quando volta para casa.

Foto: Fernanda Silva/O Município Joinville

As ferramentas que usava para os consertos variavam de novas às mais antigas. Uma delas, tem a mesma idade do diploma, 50 anos. Ganhou quando finalizou o curso. “É a melhor”, afirmou ele e a filha, Bruna Kuchlik, 31 anos, que seguiu os passos do pai e também é relojoeira.

Com profissionais quase em extinção, Adolfo afirmava com orgulho ser um dos poucos que ainda trabalhava apenas com a manutenção de relógios. Atualmente, muitos relojoeiros compartilham os espaços das lojas com a venda de óculos e joias. Ele, por outro lado, preferiu seguir acompanhado apenas dos tique-taques.

Questionado sobre a possibilidade de se aposentar, afirmou rindo: “O que eu vou fazer em casa? Não gosto de lavar a louça, limpar quintal. Eu vou é arrumar relógio”.

Velório e sepultamento

O velório de Adolfo está sendo nesta quinta-feira (26), na capela do cemitério Dona Francisca. O sepultamento acontece amanhã às 9 horas.