Eclipse lunar total poderá ser visto de todo o Brasil neste domingo

O eclipse total ocorrerá no momento em que a Terra ficará exatamente entre o Sol e a Lua.

Mais um eclipse se aproxima e dessa vez ele poderá ser visto por completo aqui no Brasil. Este eclipse além de ser total, é também categorizado como Lua de Sangue.

O fenômeno poderá ser visto entre a noite deste domingo (15) e madrugada de segunda-feira (16). O próximo eclipse total acontecerá apenas em maio de 2025. 

O eclipse está previsto para começar às 23h28, no horário de Brasília e por volta de 0h29 de segunda, a Lua estará sendo totalmente coberta. A previsão é de que o fim do fenômeno ocorra às 2h55.

O nome “Lua de Sangue” ficou popular nos últimos anos após ser usado com frequência pela imprensa mas na verdade a Lua não fica exatamente vermelha. O tom avermelhado pode variar dependendo do eclipse, podendo ser mais escuro, parecido com marrom ou mais claro, parecido com castanho ou alaranjado.

Independente do tom, não se deve perder de vista que o fenômeno físico em si é o eclipse lunar. Ou seja, o momento em que a Terra se coloca exatamente entre o Sol e a Lua, fazendo com que a sombra da Terra seja projetada na Lua.

A Lua de Sangue poderá ser assistida ao vivo a partir das 23h15 por uma transmissão do Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

Também é possível assistir através da transmissão ao vivo que a NASA fará em seu canal do YouTube, a partir da 00h (horário de Brasília) do dia 16.