Depois de uma frente fria que derrubou as temperaturas no sul do país em meados e maio e no início de junho, os termômetros voltarão a registrar quedas próximas a zero grau a partir de amanhã (28).
A frente fria na região Sul vai provocar chuva forte e rajadas de vento. Há risco de queda de granizo. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Santa Catarina, a Defesa Civil do Estado informou que a quinta-feira (28) será marcada pela presença de sol com poucas nuvens, mas a partir do meio/final da tarde a nebulosidade aumenta com previsão de pancadas de chuva acompanhada de raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos do Extremo Oeste ao Litoral Sul por conta da aproximação de uma frente fria.
As temperaturas mínimas previstas para a região nesse dia são de 7°C e 8°C.
Já na sexta-feira (29), a frente fria avançará rapidamente pelo norte de Santa Catarina e pelo Paraná, provocando pancadas de chuva e queda acentuada nas temperaturas, se aproximando de zero grau nas áreas mais altas. O frio continuará até o fim de semana.
No sábado (30) e domingo (31) predomina a atuação de uma massa de ar frio, o que deixa o final de semana com predomínio de sol a poucas nuvens, temperaturas baixas, principalmente, na madrugada.
As mínimas podem ser negativas na Serra, Meio Oeste, variar de 1°C a 6°C no Planalto Norte, Alto Vale e não passar dos 14°C nas demais áreas.