Debate em torno da produção científica relacionada ao tema “A Guerra do Contestado – Cultura e Resistência Cabocla” pautou a mesa redonda que abriu a programação alusiva à 2ª edição da Semana do Contestado em Três Barras.
A atividade aconteceu na tarde da última segunda-feira (24), em frente ao Museu do Patrimônio Histórico João Bedretchuk.
Por mais de duas horas, pesquisadores da área, como o professor doutor Alexandre Assis Tomporoski, professor doutor Delmir José Valentini, professor mestre Valmir Pasa e professor especialista Pedro Penteado do Prado, discutiram aspectos do conflito armado no tocante a história, cultura, literatura, economia, memória do povo do Contestado, assim como os reflexos das batalhas até hoje na região.
A mesa redonda teve a mediação do professor mestre Vinicius Alves da Silva, que integra a equipe pedagógica da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte de Três Barras, organizadora da programação.
O evento foi acompanhado por professores; assessores pedagógicos, gestores e estudantes da rede municipal de ensino; autoridades civis e militares; servidores públicos municipais e população em geral.
A programação segue até sexta-feira (28), com exposição de trabalhos confeccionados
por alunos das escolas municipais e apresentações culturais baseadas na temática
central desta 2ª edição da Semana do Contestado, que é “Dialogando sobre o meio
ambiente e os saberes populares”.