Na noite de segunda-feira (5), uma equipe da Força Tarefa do Corpo de Bombeiros de Mafra foi acionada para atender uma famíla encontrava-se ilhada após uma enxurrada e movimento de massa de uma encosta, na localidade do Rio do Bispo em Moema, distrito de Itaiópolis.
Em decorrência do grande volume de chuvas, o local apresentava dificuldade para acessar, sendo constatado que o acesso à casa da família estava totalmente comprometido, devido a destruição total da ponte, causada por uma enxurrada, e consequentemente deixando a família ilhada.
De acordo com os Bombeiros na casa haviam três pessoas, sendo um homem de 64 anos, uma mulher de 49 anos e uma idosa 93 anos que fazia uso de cadeira de rodas, por estar em recuperação de uma fratura de colo de fêmur.
Na noite do dia 4 de dezembro já havia sido registrado um deslizamento e um grande volume de material chegou a destruir a propriedade e parte da casa da família, além de que o solo estava muito instável em decorrência do grande volume de chuvas dos últimos dias.
A equipe da Força Tarefa, juntamente com o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Itaiópolis fizeram a avaliação do local constatando risco iminente à vida dos ocupantes da residência. Foi necessário montar uma operação para o transporte da senhora de 93 anos, e todos foram retirados com segurança. Segundo os Bombeiros, eles foram acolhidos na casa de parentes.