A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta segunda-feira (27) que uma microexplosão, com ventos de 75 km/h, foi responsável por destelhar casas e uma igreja, além de causar outros estragos no Estado. O fenômeno atingiu a cidade de São João do Itaperiú.
A Defesa Civil usou imagens do radar meteorológico de Lontras, na mesma região, para classificar o fenômeno. Conforme o órgão, os temporais foram provocados por um sistema de baixa pressão no Sul do Paraguai e o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica.
Segundo a prefeitura, a chuva teve início às 15h. Cerca de uma hora depois, uma rajada de vento destelhou casas, derrubou árvores e interrompeu o fornecimento de energia elétrica na região.

A Igreja Matriz do Município também foi seriamente atingida. Inaugurada como capela em 1916, a igreja foi reconstruída em 1945. Além do telhado, alguns móveis no interior do prédio foram atingidos. Por conta da situação, o município estuda decretar situação de emergência.
As aulas na rede estadual e municipal foram canceladas e as unidades que foram atingidas passarão por reparos.















