telemedicina

IFSC é o melhor instituto federal do País pela sexta vez

Avatar photo
Ao todo, os resultados foram calculados para mais de 2 mil instituições, públicas e privadas, do país.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021, que mensura a qualidade das instituições de educação superior.

Com 24 cursos avaliados, o IFSC atingiu o conceito 4 e obteve a melhor classificação entre os institutos federais do País, considerando o IGC contínuo de 3,349.

Ao todo, os resultados foram calculados para 2.012 instituições (públicas e privadas), considerando os 23.585 cursos avaliados no triênio 2018, 2019 e 2021.

O CPC e o IGC são dois dos quatro Indicadores de Qualidade da Educação Superior que fazem parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A escala do IGC varia de 1 a 5, sendo que as duas primeiras faixas são consideradas inadequadas e as instituições podem até sofrer sanções do MEC. O melhor índice é o 5. Entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o índice mais alto registrado foi o 4.

Esta é a sexta vez que o IFSC se destaca na classificação do IGC. Desde que a instituição se transformou em Instituto Federal em 2008 e passou a ser considerada no IGC dessa forma, o IFSC já conquistou a melhor nota entre os Institutos Federais nos anos de 2010, 2011, 2012, 2018 e 2019.