saude

Projeto de deputado para mudar Hino de Santa Catarina gera polêmica

Avatar photo
Internautas questionaram se o deputado Ivan Naatz não tem um projeto mais relevante que realmente sirva para melhorar a vida do catarinense.

LEIA TAMBÉM

Foi protocolado na Assembleia Legislativa (Alesc), um projeto de lei que pretende alterar o atual hino de Santa Catarina, oficializado em 1895. A iniciativa é do deputado deputado Ivan Naatz (PL), que nesta semana usou a tribuna do plenário no parlamento para defender a mudança:

“O nosso hino precisa de uma alteração. Ele não representa mais a história do nosso Estado. Um hino que foi ‘construído‘ no século passado, onde não se ‘preveu‘ (sic) absolutamente nenhuma relação de Santa Catarina com seu povo. E a história, ela não tem ponto. A história é uma constante mudança, e é hora de nós mudarmos a história deste Estado, ‘construíndo‘ um hino mais identificado com nossa gente”.

Ivan Naatz (PL)

A proposta do deputado, como não podia deixar de ser, gerou polêmica nas redes sociais. Primeiro que ele não foi muito feliz na escolha das palavras para defender seu projeto (muitos ficaram sem entender sua fala, outros se perguntam no que vai mudar a história de Santa Catarina com uma mudança de hino.

Outros ainda questionaram se ele tem alguma coisa mais relevante para melhorar a vida do catarinense a invés de se preocupar com nosso hino centenário.

Naatz diz que pretende uma audiência públicada para discutir o tema. Caso o projeto de lei seja aprovado, o critério para a escolha de um novo hino será por meio de concurso, devendo a canção tratar das belezas naturais, cultura e história de Santa Catarina.

O hino de Santa Catarina foi introduzido em 1892 e sancionado por Lei Estadual em 6 de setembro de 1895, durante o governo de Hercílio Luz. A letra é de Horácio Nunes Pires e música de José Brazilício de Souza.