Morreu na noite da última quinta-feira (27), na Comunidade Bethânia em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, a Irmã Franciscana Rita Gapski, aos 70 anos.
Rita era natural de Canoinhas e marcou a história da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Foi co-responsável pela doação das imagens sacras do Colégio Sagrado Coração de Jesus para a Igreja São Francisco de Assis, no bairro Campo da Água Verde.
Em Chapecó, foi uma das fundadoras da comunidade Nossa Senhora das Graças, que lembrou com carinho da ajuda e apoio de Irmã Rita:
“Mesmo diante das inúmeras dificuldades que cercam o desejo de iniciar uma comunidade, ela sempre nos ajudou e incentivou a persistir em nossa caminhada. Descanse em paz. Nossa eterna gratidão à você pelo trabalho realizado em nossa comunidade”.
Segundo familiares, Irmã Rita estava com problemas de saúde e faleceu por volta das 23h. A causa da morte não foi informada.
Seu velório e sepultamento ocorreram ontem (28) em Xanxerê, onde residia atualmente. A comunidade São Francisco de Assis de Canoinhas lamentou a morte da missionária: “Nossos sentimentos aos familiares, amigos e à toda a Congregação! Que Santa Maria Bernarda traga força e sustento nesse momento de despedida”.
Nota do autor: Maria Bernarda Bütler (Santa Maria Bernarda – 1848-1924), nasceu na Suíça e foi a fundadora Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora em 1888, no Equador. Em 1911, ela enviou ao Brasil um grupo de irmãs para fundarem nestas terras mais um centro missionário.
Foi beatificada por João Paulo II em outubro de 1995 e canonizada pelo Papa Bento XVI em 12 de outubro de 2008. Sua festa é no dia 19 de maio.