Um evento nesta segunda-feira (17), marcou o início da produção do SUV X1 na fábrica da BMW em Araquari. O novo BMW X1 começa a ser produzido no Brasil apenas seis meses após o seu lançamento na Europa e está entre os mais modernos e tecnológicos veículos produzidos no país.
Otávio Rodacoswiski, diretor-geral da planta Araquari, disse que a unidade vai completar 9 anos em 2023, produzindo veículos Premium com a mesma qualidade encontrada nas outras plantas do BMW Group ao redor do mundo.
“Somos o maior produtor de veículos Premium da América do Sul, resultado de um investimento total de cerca de R$ 1,8 bilhão, desde 2014, e planejamos para esse ano um aumento no volume de produção, para atender a demanda do mercado premium pelos produtos BMW”, completou.
A fábrica da BMW em Araquari
A fábrica da montadora alemã é a única no Brasil e também é co-sede, juntamente com o escritório da empresa em São Paulo, do único Centro de Engenharia Global do BMW Group na América do Sul.
A planta em Araquari tem área total de 1,5 milhão de metros quadrados, sendo 112.893 metros quadrados de área construída. A infraestrutura local abriga processos completos de produção automotiva com áreas de carroceria, soldagem, pintura, montagem e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares.
A capacidade de produção é de 32 mil veículos por ano e são cerca de mil colaboradores no BMW Group Brasil, contando com as fábricas de Araquari, Manaus e o escritório em São Paulo.