Uma importante ação de sensibilização à saúde com a campanha “24h pelo Glaucoma”, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Sociedade Brasileira de Glaucoma, terá mobilização neste sábado, dia 20 de maio.
A atenção especial ao glaucoma, uma das principais doenças oculares em todo o mundo e que causa cegueira irreversível, é pelo fato de que a maioria dos pacientes não apresenta sintomas e acaba perdendo a visão gradativamente. Os seus sintomas, às vezes, demoram meses e até anos para aparecerem.
Justamente por ser uma doença silenciosa, é preciso que a população entenda a necessidade de se consultar com o médico oftalmologista regularmente.
Somente esse especialista é capaz de diagnosticar o glaucoma, indicar o tratamento correto e fazer o acompanhamento da evolução da doença.
O objetivo do 24h pelo Glaucoma é mobilizar especialistas, população e órgãos competentes em torno da conscientização sobre essa questão de saúde pública.
O que é o glaucoma?
O glaucoma é uma doença crônica que atinge o nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão. A pressão intraocular suficientemente elevada machuca o nervo óptico progressivamente e, infelizmente, não é possível recuperar as partes do nervo que foram lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar a perda da visão permanente.
A ação da campanha neste ano será no dia 20 de maio de 2023, a partir das 9h, nas redes sociais oficiais do CBO e no site www.24hpeloglaucoma.com.br.