telemedicina

Canoinhas avança 18 posições no ranking que mede a qualidade da saúde pública

Avatar photo
Ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde, comprova melhora no atendimento em 2023.

Canoinhas avançou 18 posições no ranking estadual do Previne Brasil, do Ministério da Saúde. É o que aponta o relatório do primeiro quadrimestre de 2023 do programa que avalia, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na Atenção Primária à Saúde (veja gráfico abaixo).

O crescimento no ranking mostra o compromisso do Governo Municipal em cumprir a meta de melhorar os serviços de saúde.

“A avaliação positiva é resultado do trabalho de todos os profissionais da saúde a quem agradeço imensamente. Estamos colocando Canoinhas novamente no rumo certo. Ainda há muito para fazer, mas o ranking está aí para comprovar que estamos no caminho certo, avançando”, comenta a prefeita Juliana Maciel.

O Indicador Sintético Final (ISF) soma o desempenho de sete indicadores sobre o serviço prestado à população pela Atenção Primária. Quando a atual gestão assumiu, em dezembro de 2022, Canoinhas estava em 147º lugar no ranking, entre os municípios do Estado de Santa Catarina, com a nota 8,14. Na última avaliação, o município saltou para a 129ª posição, com nota de 8,53.

“Nossa meta é a melhoria contínua nas próximas avaliações. Continuamos contratando mais médicos, melhorando a infraestrutura e todos os serviços oferecidos à população. A minha gratidão a todos os servidores que fazem a atenção básica acontecer”, observa a secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla.

O programa nacional Previne Brasil, além de medir a qualidade dos serviços de saúde básica oferecidos à população e serve de parâmetro para o financiamento das ações municipais.

“É importante destacar que o aumento da pontuação vai além de números, e representa melhora na oferta de saúde para a população, fruto do trabalho de servidores que estão realmente comprometidos com as pessoas”, destaca a coordenadora da atenção básica de Canoinhas, Alexandra Lavina Iglikowski.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Forte colisão entre carro e caminhão deixa um ferido em Porto União

Próxima Notícia

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Crianças atendidas pelos Cras participam de oficina de alimentos