O futsal feminino de Canoinhas celebra uma conquista importante. A jovem Ketlyn Gorchinski, aluna da escolinha de futsal da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL), de 14 anos, foi aprovada nos testes para integrar as categorias de base do Futsal Feminino APAF, em Guaraciaba.
O clube é reconhecido como uma das maiores potências na formação de atletas da modalidade em Santa Catarina, acumulando títulos expressivos como o Estadual JESC (12-14 anos), Estadual CCEF e o Catarinense Sub-12.
Além disso, domina a Liga Catarinense (LCF) com conquistas no Sub-10 e Sub-11, além de ser bicampeão nas categorias Sub-13 e Sub-14.
“O projeto do Guaraciaba para onde nossa atleta está indo está se destacando muito a nível estadual e também nacional. É um projeto que fortalece o futsal feminino do nosso estado como um todo e, para nós, é motivo de orgulho ela estar indo pra lá”, afirma a professora Roseliane Tibes, que acompanhou o desenvolvimento da atleta na escolinha. A treinadora reforça que a aprovação é fruto direto da dedicação demonstrada em quadra.
A trajetória da jovem que atua como fixa começou cedo e sempre foi pautada pela persistência.
“Estou com uma expectativa muito alta de ir pra lá. Eu comecei a jogar com sete anos, treinando aqui com a Roseliane, depois comecei a jogar no campo, mas nunca deixei de jogar futsal”, afirma a jogadora Ketlyn Gorchinski. Ela recorda que as aulas na escolinha uniam cobrança e incentivo. “A professora sempre falava que a gente tinha futuro, pra mim mesmo ela sempre falava que eu tinha futuro. Para as outras meninas que querem jogar futebol eu digo que tenham o máximo de esforço, correr atrás e cada dia mais ser melhor que você mesma”, aconselha a jogadora.
Atualmente, a escolinha da FMEL, que é mantida pelo Governo do Município, atende cerca de 70 atletas na modalidade feminina, oferecendo treinamento técnico gratuito e também uma estrutura que serve como vitrine e ponte para o alto rendimento e o sonho do profissionalismo.
“O sucesso da Ketlyn é o reflexo do investimento que fazemos nas categorias de base e do trabalho sério realizado pelos nossos professores. Ver uma atleta da FMEL chegando a um clube do porte da APAF nos motiva a continuar fortalecendo o esporte em Canoinhas, abrindo portas para que outros talentos sigam o mesmo caminho”, afirma o gestor da FMEL, Cleverton Durau.

















