telemedicina

Professor do IFSC Canoinhas tem trabalho premiado no maior evento de bioinformática do Brasil

Avatar photo
Evento reuniu mais de 600 participantes, entre alunos, pesquisadores e representantes da indústria.

O professor Denilson Fagundes Barbosa, do eixo de Informação e Comunicação do IFSC Câmpus Canoinhas, ficou em primeiro lugar no concurso de pôsteres científicos, categoria “Database and Software Development”, no X-Meeting 2023 – o maior evento de bioinformática e biologia computacional do Brasil.

O X-Meeting é uma conferência que ocorre anualmente no Brasil. É organizada pela Sociedade Brasileira de Biologia Computacional e Bioinformática (AB3C) e reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas relacionadas à bioinformática e biologia computacional, como genômica, proteômica, biologia de sistemas e análise de dados.

O evento aconteceu em Curitiba, de 13 a 16 de junho, e reuniu mais de 600 participantes, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e representantes da indústria.

Para o concurso de pôsteres científicos, foram submetidos e apresentados mais de 300 pôsteres sobre pesquisas em andamento em bioinformática, divididos em cinco categorias. 

O trabalho “CircTIS: a weighted degree string kernel with support vector machine tool for translation initiation sites prediction in circRNA” (CircTIS: uma ferramenta de string kernel com grau ponderado e máquina de vetores de suporte para predição de sítios de início de tradução em RNA circular) é resultado das pesquisas de doutorado do professor Denilson.

Desde março de 2022, o professor está afastado de suas atividades profissionais para realização do doutorado em Bionformática, pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Bioinformática (PPGAB) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Cornélio Procópio (UTFPR-CP).

*Por Comunicação do Câmpus Canoinhas