Em relatório enviado à imprensa na noite desta quarta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina detalhou como foi a ocorrência de busca de veículo submerso nas águas do Rio Iguaçu, em Porto União, e resgate de três corpos que estavam em seu interior, no dia de hoje.
Conforme o relato, por volta das 20h de terça-feira dia (15), um homem compareceu ao quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, informando que viu nas mídias sociais sobre o desaparecimento de uma mulher de 24 anos, e mais dois menores, sendo uma criança de 5 anos e um bebê de 3 meses, com um veículo Celta cor vermelha.
Relatou ainda que estava pescando na região do Balneário Santa Rosa, com um colega, e que avistou algo de cor vermelha afundando nas águas do Rio Iguaçu, nas proximidades da rampa de acesso ao Rio que fica localizada no final da Rua Francisco Otávio Pimpão, e que poderia ser o veículo que estava desaparecido.
Disse que não informou o Corpo de Bombeiros no dia e hora do ocorrido por não ter visto que era um veículo que estava afundando (aparentemente ele visualizou o carro afundando na segunda-feira).
Diante das informações, foi acionada a equipe de busca do 9º Batalhão, que foi até o local onde o suposto veículo havia entrado no rio, já no início da manhã desta quarta (16).
Com embarcação de alumínio e uma moto aquática, foram iniciadas buscas superficiais, com uso de um sonar, qual foi imprescindível para localização do veículo.
Segundo os bombeiros, o carro foi carregado pelas águas a um distância de aproximadamente 80 metros distante do local onde supostamente ele havia entrado na água. Com base nas imagens obtidas pelo sonar foram realizadas buscas subaquáticas (mergulho), para confirmar a informação e verificar a existência de vítimas.
O veículo foi localizado cerca de 3 metros de profundidade e a uma distância aproximada de 7 metros da margem do rio. O mergulhador ainda efetuou a sinalização e ancoragem do veículo, constatando que estava com as portas e vidros fechados.
Devido a correnteza e água muito escura não foi possível identificar a presença de vítimas no seu interior, devido a falta de visibilidade.
Com uso de cabos de salvamento, o carro foi puxado para a margem do rio com o apoio dos agentes que estavam no local, onde foi realizado o acesso ao veículo por meios destrutivos já que o veículo estava fechado. O vidro traseiro do veículo foi quebrado, para que os bombeiros tivessem acesso as vítimas.
Dentro do veículo foram localizados 3 (três) corpos, sendo o primeiro a ser retirado de um bebê, o segundo corpo de uma criança e o último corpo de uma mulher adulta. Os corpos foram retirados e deixados as margens do rio aos cuidados da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica.
Dando continuidade aos trabalhos, foi tentado efetuar a retirada do veículo, mas não foi obtido sucesso devido a dificuldade de acesso, forte correnteza e grande quantidade de enroscos. Com a impossibilidade da retirada do veículo e também devido ao avançado da hora, por volta das18h, foi suspensa a operação. Os trabalhos de retirada do veículo continuam na manhã desta quinta-feira (17).
Após a retirada, os corpos foram identificados como sendo de Carla Mathias, de 24 anos, e seus dois filhos, um menino de 5 anos e uma bebê recém-nascida, de três meses, que estavam desaparecidos desde a última segunda-feira (14).
Os corpos de mãe e filhos serão velados a partir das 23h30 na Capela Municipal de Porto União, com sepultamento às 13h30 desta quinta-feira (17), em cemitério a definir.
A Polícia Civil de Porto União, através da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DEPCAMI) instaurou um inquérito para apurar a morte da jovem e seus filhos, e aguarda o laudo pericial sobre a causa da morte das vítimas.