Após consecutivos dias escaldantes, o calor vai dar uma trégua em Santa Catarina. Um novo ciclone extratropical deve remexer o tempo e a chegada de uma frente fria no meio da semana vai provocar o declínio acentuado da temperatura. A previsão é da Defesa Civil do estado e do Epagri/Ciram. Confira a previsão:
Na segunda-feira (25), no sul do Estado e Grande Florianópolis, mais nuvens e chuva isolada a qualquer hora do dia. No Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, chuva a partir da tarde. Temperatura estará elevada.
Terça-feira (26), mais nuvens e chuva isolada a qualquer hora do dia, devido à formação de um sistema de baixa pressão e frente fria no Sul do Brasil. Nas demais regiões, sol entre nuvens. Temperatura mais baixa no leste do Estado.
Entre a tarde de terça e a manhã de quarta (27) haverão mudanças. Santa Catarina enfrentará condições climáticas desafiadoras com a chegada de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico.
O ciclone deve provocar chuvas intensas, potencialmente volumosas, acompanhadas de temporais localizados, com granizo, em todo o estado.
O aprofundamento desse sistema de baixa pressão impulsiona o avanço de uma frente fria, levando a uma brusca queda nas temperaturas.
Quinta-feira (28), com mais nuvens no Litoral e Vale do Itajaí pela manhã, com sol em todas as regiões no decorrer do dia. Temperatura baixa.
Tendência + 10 dias- de 28/09 à 08/10
A primavera começou com condições de chuva mais frequente em SC, alternando por dias e períodos de sol com rápida elevação da temperatura. Até o momento não há previsão de chuva intensa com totais elevados, no entanto, fique atento ao risco de temporais com granizo e ventania que aumenta muito na primavera, sobretudo em anos de El Níño.