Qual a dimensão da enchente na área urbana em Canoinhas? A Secretaria de Planejamento recebeu relatório nesta semana sobre a área atingida neste ano. Foram 1005 mil edificações afetadas em uma área que chega a 214 hectares – aproximadamente 2,14 milhões de metros quadrados (contando com Marcílio Dias).


A medição foi realizada no dia 18 de outubro, quando o nível do rio Canoinhas estava em 8,33 metros – o pico chegou em 8,80. Neste dia, o município registrava 1606 desalojados.
“Estas informações são importantes para que possamos controlar a ocupação do solo, respeitando as cotas para construir e para aterrar”, explica o secretário de Planejamento, o arquiteto e urbanista Rafael Rottili Roeder.
Os dados também vão subsidiar decisões importantes para enfrentamentos futuros a eventos como este: “fará parte do nosso plano de contingência e desta forma poderemos avisar as pessoas com antecedência. Além do controle na ocupação dos imóveis e dos aspectos ambientais, isso também nos auxiliará na proteção da vida das famílias canoinhenses”, ressalta a prefeita Juliana Maciel.
 
			



