telemedicina

Fumicultor de Canoinhas perde duas estufas na mesma noite

Avatar photo
A segunda estufa começou a pegar fogo cerca de 6 horas depois de a primeira ter sido consumida por incêndio.

Um incêndio destruiu uma estufa (elétrica) de fumo de 43m² na Estrada Geral Pinheirão, no Salto da Água Verde em Canoinhas, na noite de quinta (21), por volta das 22h50.O fogo também atingiu cerca de 800 kg de tabaco que estavam em processo de secagem.

O proprietário da estufa, um homem de 45 anos, relatou que ouviu estouros vindo da estufa e, quando saiu para fora, viu que o fogo já estava em estágio avançado. Ele acionou o Corpo de Bombeiros, que chegou ao local cerca de 20 minutos depois.

Incêndio em estufa na noite de quinta-feira (21) — Foto: CBMSC/Divulgação

Ao chegarem, os bombeiros constataram que o incêndio já estava em sua fase de desenvolvimento completo. Eles priorizaram a prevenção de outras quatro instalações próximas à estufa sinistrada, incluindo uma residência.

Após controlar as chamas, os bombeiros fizeram o rescaldo e resfriamento da estrutura. Para o combate e rescaldo, foram utilizados aproximadamente 4 mil litros de água.

Já por volta das5h25 da manhã desta sexta (22), os bombeiros foram acionados para o mesmo local. O proprietário, Paulo Marcelo Wardenski, relatou que estava indo verificar a primeira estufa de fumo que havia incendiado, quando avistou a segunda com o telhado tomada pelas chamas.

No momento em que a guarnição chegou no local, o incêndio encontrava-se na fase de crescimento, a estufa de fumo (com 45m²), 800 kg de tabaco em processo de secagem (perda total) e cerca de 3m de lenha que seria utilizado para a secagem do fumo estavam em chamas.

Foi priorizado a prevenção de outras 03 (três) instalações, Garagem coberta de 168m², depósito com 75m², residência unifamiliar de aproximadamente 220m² próximo a área sinistrada (30m) utilizando um ataque direto contra as chamas. Após proteger essa área foi feito o rescaldo e resfriamento da estrutura.

Para o combate e rescaldo foram utilizados aproximadamente 4000 (quatro mil) litros de água, num tempo total de aproximadamente 01h30.

Bens salvos: Residência unifamiliar medindo aproximadamente 220m², barracão de armazenagem 75m² com tabaco já acabado e armazenado, garagem coberta de 168m², Trator Agrícola, e implementos agrícolas diversos.
Após o local seguro, o proprietário foi orientado quanto aos procedimentos e a guarnição retornou ao quartel. Não houve vítimas, apenas danos materiais.

Notícia Anterior

PREVISÃO DO TEMPO
Previsão Climática para o verão em SC: muito calor, ciclones e temporais

Próxima Notícia

CENSO 2022
População preta e parda em Santa Catarina cresceu 84% nos últimos 12 anos