Um homem de 52 anos foi picado por uma cobra na cabeça na manhã desta quarta-feira (17) na comunidade Salão, em Apiúna, no Médio Vale do Itajaí.
Segundo os bombeiros voluntários que prestaram o atendimento inicial à vítima, o homem contou que estava fazendo manutenção de uma cerca elétrica e atrás dele havia arbustos, por onde teria vindo a cobra e o atacado.
A vítima conseguiu ir até um ônibus da prefeitura que presta serviço médico na zona rural e pediu ajuda, pouco antes do meio-dia. A médica que estava no ônibus fez a aplicação de soro e chamou os bombeiros.
O paciente foi levado consciente ao Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, para tratamento com soro antiofídico. A unidade não informou qual o estado de saúde dele. O trabalhador não soube dizer qual a espécie de cobra era.
O caso serve de alerta para a população, principalmente para aqueles que moram em áreas rurais. O período de verão é o de maior incidência de acidentes com cobras.
Orientações para evitar acidentes com cobras
Para evitar acidentes com cobras, é importante tomar alguns cuidados, como:
- Usar calçados fechados e óculos de proteção ao caminhar em áreas rurais;
- Não colocar as mãos em buracos, tocas ou troncos de árvores;
- Não mexer em pedras ou galhos que possam esconder cobras;
- Não deixar animais domésticos soltos em áreas rurais.
No início de janeiro, o pastor Evandro José Matteussi, de 42 anos, teve morte cerebral após ser picado por jararaca em Agrolândia, Alto Vale.
O homem foi surpreendido pela cobra enquanto estava em uma região de mata, perto da casa onde morava. Ele chegou a ficar internado, mas não resistiu.