Trabalho de limpeza da tubulação do Arroio Monjolo está sendo realizado pela prefeitura (vídeo abaixo). A ação iniciou na manhã desta segunda-feira (26), e não tem prazo para encerrar. O investimento é de R$ 300 mil.
“Se outras gestões tivessem tido o cuidado de limpar as galerias com certeza haveria menos alagamentos”, pontua a prefeita Juliana Maciel. O recurso para esta obra é do Fundo Municipal de Saneamento Básico.
Na primeira etapa, será realizada a limpeza entre as ruas Lázaro Bastos e Vidal Ramos. “É uma ação emergencial na tentativa de minimizar as enxurradas e os danos provocados por ela. Posteriormente faremos a limpeza do canal até o deságue do arroio no Rio Canoinhas. Estamos trabalhando na contratação de empresa especializada”, revela Agostinho.
O secretário de Planejamento, Rafael Rottili Roeder, lembra que prevenir e minimizar alagamentos é uma das principais funções do trabalho de limpeza e desentupimento de galerias pluviais.
Com o tempo, o sistema acaba sendo bloqueado por terra, pedras e entulhos, reduzindo drasticamente a capacidade de escoamento da rede e provocando grandes alagamentos a cada chuva.
A limpeza está sendo realizada por uma empresa contratada pela prefeitura, em uma parceria entre as secretarias municipais de Planejamento e Meio Ambiente.