A Guarnição do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul foi acionada por volta das 12h10 desta quinta-feira (21) para realizar o resgate de um bebê de 1 ano e 2 meses que estava trancado dentro de um veículo Ford Focus na Rua Alziro Carvalho, no Bairro Colonial.
Ao chegar no local, a equipe confirmou que a criança estava consciente dentro do carro. Os bombeiros iniciaram a tentativa de abertura das portas por meios não destrutivos, utilizando um kit pneumático para abertura de portas.
Após 7 minutos de trabalho, com o auxílio de um chaveiro, o veículo foi aberto e a criança resgatada sem nenhuma lesão. A equipe dos bombeiros avaliou a criança no local, que ficou aos cuidados de sua mãe.
A dinâmica do incidente não foi informada pelos socorristas, porém a mãe da criança publicou em rede social o que teria acontecido. A criança ficou trancada, não foi esquecida dentro veículo.
Segundo ela, ao buscar o bebê na creche e para o distrair enquanto o colocava na cadeirinha, deu a ele as chaves do carro e em questão de segundos a criança acabou apertando o botão, trancando o carro. A mãe imediatamente acionou o Corpo de Bombeiros. “Em nenhum momento ele foi abandonado”, disse ela.
Prevenção:
- É importante nunca deixar crianças trancadas dentro de veículos, mesmo que por pouco tempo.
- As temperaturas dentro de um carro podem subir rapidamente, mesmo em dias nublados, colocando a criança em risco de hipertermia.
- Mantenha as chaves do carro sempre fora do alcance de crianças.
- Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Atuação dos bombeiros:
A ação rápida e eficiente da equipe do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul foi fundamental para o resgate da criança em segurança. A utilização de técnicas e ferramentas adequadas permitiu a abertura do veículo sem danos e evitou maiores transtornos para a família.