A manhã desta quinta-feira (30) foi marcada pelo tempo firme e frio em toda Santa Catarina, com a presença de nevoeiros nas primeiras horas do amanhecer. Em Urupema, na Serra catarinense, foi registrada a menor temperatura do ano até agora, com temperatura negativa de -2,78°C de acordo com o radar da Epagri. Por causa do frio, a SC-112 chegou a congelar.
Outras cidades catarinenses também amanheceram com temperaturas negativas e os campos cobertos por geada, como Urubici (-1,3º C), Fraiburgo (-0,6º C) e Ponte Alta do Norte (-0,1ºC).
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o frio deixou partes da SC-112, no Morro das Torres, congelada. Para solucionar o problema, os policiais passaram a manhã colocando sal na pista para derreter o gelo. Ao todo, foram 220 quilos de sal usados.
O frio é causado por influência de uma massa de ar seco, que também deixa o tempo firme e ensolarado.
Na sexta-feira (31), as condições do tempo não se modificam muito em SC, que permanece sob influência da massa de ar seco e frio, que mantém o predomínio do sol em todas as regiões. A única diferença, com relação aos dias anteriores, é que a umidade aumenta um pouco nas áreas mais próximas do litoral, o que combinado ao resfriamento noturno, favorece a formação de nevoeiros durante a madrugada, que dissipam no decorrer da manhã.
Nas áreas mais altas do estado se mantém a condição favorável para formação de geada. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam de 0°C a 3°C nos Planaltos e Meio-Oeste, atingindo valores negativos nas áreas mais altas dessas regiões.
Nas demais regiões, elas variam entre 7 e 11°C. À tarde, as máximas sobem um pouco mais e oscilam próximas dos 25°C no Grande Oeste e Litoral e variam entre 13°C e 17°C nas demais regiões.