Uma bebê de apenas 13 dias de vida faleceu em decorrência da dengue em Santa Catarina. O caso, que ocorreu no fim de abril, foi confirmado pela Prefeitura de Balneário Piçarras ontem ( sexta-feira,17).
A menina, nascida em 15 de abril, apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 23, com febre. Após consulta médica, exames foram solicitados e a bebê foi transferida para o Hospital Pequeno Anjo em Itajaí, a cerca de 25 km de Balneário Piçarras.
Devido à gravidade do quadro, a bebê precisou ser novamente transferida, desta vez para o Hospital Santo Antônio em Blumenau. Infelizmente, ela não resistiu e faleceu no dia 28 de abril.
A confirmação do diagnóstico de dengue se deu após a coleta de sangue da bebê no Hospital Pequeno Anjo e análise no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen).
A morte da bebê acende um alerta para o aumento de casos de dengue no estado. É fundamental que a população tome medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, como:
- Eliminar os criadouros do mosquito, como água parada em recipientes;
- Usar repelente contra mosquitos;
- Usar roupas que cubram o corpo;
- Colocar telas nas janelas e portas;
- Manter as casas arejadas.
Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e manchas no corpo, é importante procurar atendimento médico imediatamente.
Santa Catarina registra 203 mortes por dengue em 2024, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). No estado, são 135 mil casos confirmados.