Não durou muito a promessa feita pelo presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP), ao ex-governador Carlos Moisés de que eventuais mudanças no comando do partido no Estado só seriam efetivadas depois das eleições municipais.
Nesta sexta-feira (14), em nota oficial enviada à imprensa, (confira abaixo a nota na íntegra), o partido oficializou que o novo filiado, o deputado Jorge Goetten, assume o comando do partido no Estado a partir de hoje.
Em nota, a executiva nacional diz que “esta mudança alinha-se à estratégias da direção do partido e não invalida os acordos firmados para as eleições 2024, realizados sob a gestão de Carlos Moisés. A executiva estadual se compromete a honrar as tratativas assumidas, sob pena de intervenção da executiva nacional em caso de descumprimento”.
Na prática, Goetten troca o PL pelo Republicanos e assume a presidência estadual desde já, mas qualquer mudança de composição nas executivas municipais dependerá de aval de Marcos Pereira.
O ex-governador Carlos Moisés chegou a se manifestar sobre a troca de comando da sigla em Santa Catarina. Após o anúncio que o governador Jorginho Mello (PL) teria “tomado” a sigla no estado.
Mesmo que a mesma executiva ameace de intervenção quem não cumprir, resta saber como será o comportamento de Jorge Goetten quando Jorginho Mello pedir para trocar o apoio com um candidato de outra sigla para favorecer um postulante do PL.