Os profissionais da Celesc que auxiliaram no restabelecimento da energia elétrica no Rio Grande do Sul foram homenageados na terça-feira (25) em evento realizado no auditório Milan Milasch, na Administração Central.
Cada um dos eletricistas, técnicos e engenheiros que trabalharam no estado vizinho foram presenteados com placas de agradecimento e um quadro com fotos da atuação no RS. Também receberam os cumprimentos do presidente Tarcísio Rosa e de toda a diretoria da Companhia.
O governador Jorginho Mello enviou uma mensagem gravada aos homenageados, agradecendo o empenho e a coragem de todos.
A força-tarefa
As equipes da Celesc no RS concentraram-se em Porto Alegre e no Vale do Taquari. Foram mais de 100 profissionais no estado vizinho. De Santa Catarina, foram enviados 10 caminhões, 12 caminhonetes 4×4 e três carros.
A primeira equipe de apoio ao Rio Grande Sul partiu de Santa Catarina no dia 14 de maio e atuou nos municípios do Vale do Taquari, uma das regiões mais devastadas pelas cheias e deslizamentos. Esta equipe completou mais de 60 serviços de campo em 38 comunidades. Cerca de 230 postes foram instalados, substituídos ou reinstalados, e mais de 56 quilômetros de condutores foram reconstruídos.
A segunda força-tarefa da Celesc concentrou-se na cidade de Porto Alegre, principalmente nos bairros Humaitá, Sarandi, Ilha do Pavão, Ilha da Pintada, Ilha das Flores e em algumas localidades da zona sul da cidade.
As equipes chegaram à capital gaúcha no dia 26 de maio, e atuaram em parceria com os profissionais da Equatorial, a distribuidora de energia local. A principal atividade foi o restabelecimento da energia em regiões de enchente, com a recomposição de alimentadores e a reenergização de transformadores, além do atendimento de emergências. Ambas as equipes retornaram a Santa Catarina no dia 06 de junho.