Os catarinenses podem comemorar! Após dias de temperaturas negativas e paisagens congeladas, a onda de frio que atingiu o estado começa a dar sinais de enfraquecimento. De acordo com a Defesa Civil e a Epagri/Ciram, a partir desta quarta-feira (28), as temperaturas devem começar a subir significativamente.
No fim de semana, houve registro de neve na serra catarinense. Na segunda-feira (26), 33 municípios registraram temperaturas abaixo de zero grau Celsius, um fenômeno raro para o estado. Nesta terça (27), mais 20 cidades de Santa Catarina amanheceram com temperaturas negativas.
No entanto, a partir de quinta-feira (29) e sexta-feira (30), as temperaturas devem subir bastante, proporcionando um alívio para a população.
Setembro ainda pode ter dias frios
Apesar da melhora nas condições climáticas, o frio ainda não se despediu completamente de Santa Catarina. Segundo a Epagri, o mês de setembro pode registrar a passagem de algumas massas de ar frio, principalmente durante as noites e madrugadas. No entanto, a previsão é de que esses períodos de frio intenso sejam curtos, intercalados por dias mais quentes.
Confira a previsão
Na quarta-feira (28), a massa de ar frio e seco perde suas características e as temperaturas aumentam gradativamente em comparação aos dias anteriores. Pela manhã ainda faz frio, com mínimas entre 3°C e 6°C nos planaltos. No período da tarde, as máximas variam entre 18°C e 24°C no estado.
A quinta-feira (29) inicia com formação de nevoeiros, especialmente entre o norte do estado e Vale do Itajaí, que se dissipam ao longo da manhã. O dia segue com predomínio de tempo firme e presença de algumas nuvens em Santa Catarina.
As máximas se elevam consideravelmente, oscilando entre 26°C e 30°C no Grande Oeste e Litoral Sul e entre 21°C e 24°C no restante do estado.
Na sexta-feira (30) e no sábado (31), o tempo segue com predomínio de sol e variação de nuvens em Santa Catarina, com maior presença de nebulosidade no leste do estado devido à circulação marítima.
As temperaturas aumentam gradativamente, tanto mínimas quanto máximas, as quais chegam aos 32°C em áreas do oeste catarinense em ambos os dias.