Desde sua aprovação em 2014, o curso superior de tecnologia em Alimentos do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) já celebrou muitas datas e conquistas importantes, como a primeira formatura e os primeiros profissionais empregados.
Neste semestre, tecnologia em Alimentos comemora mais um marco: o aniversário de dez anos de criação. Primeiro curso superior do IFSC em Canoinhas, tecnologia em Alimentos é gratuito e tem duração de seis semestres, com aulas no período noturno.
Nestes 10 anos, o curso já formou sete turmas de profissionais capacitados para atuar em processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas, tanto na produção como na supervisão e gestão das atividades.
A diversidade do campo de atuação possibilita aos formados pelo curso trabalharem em áreas distintas. Sônia Belgrowicz, por exemplo, é empreendedora da Belg Alimentos. No IFSC, ela se formou no curso de tecnologia em Alimentos, em 2019, e, depois, na especialização em Ciência e Tecnologia em Alimentos, em 2023.
João Victor Tischler Nizer optou em continuar na carreira acadêmica. Depois de fazer o curso técnico em Agroecologia e o curso superior de tecnologia em Alimentos no IFSC, ele passou na seleção para o mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e começou a desenvolver sua pesquisa na área de Gestão da Qualidade em Agroindústrias. Ele já concluiu o mestrado e agora está no doutorado, também na UEPG.
Qualidade e segurança alimentar
As tecnólogas em Alimentos Paula Moreira e Jaqueline Daiane Silva Kazmierczak são coordenadoras de qualidade. Apesar da função ser a mesma, a área e local de atuação são bem diferentes.
Formada na primeira turma, Paula trabalha em uma multinacional na Inglaterra, onde trabalha como coordenadora de qualidade assegurada da Lactalis UK & Ireland e toma conta da qualidade sensorial da empresa em todo o Reino Unido.
Jaqueline se formou na última turma, no início do ano, e é coordenadora de qualidade em uma empresa destinada à alimentação animal. Sua função envolve garantir que os produtos estejam de acordo com as normas de segurança e qualidade da alimentação animal.
Inscrições abertas
As inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 estão abertas, com vinte vagas para tecnologia em Alimentos. O prazo de inscrição está no fim e se encerra no dia 14 de outubro.
Além de tecnologia em Alimentos, o Câmpus Canoinhas tem os cursos de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e bacharelado em Agronomia, também com inscrições abertas pelo Vestibular Unificado. Todos os cursos do IFSC são gratuitos.