DENGUE

Mafra realiza simulado de ataque a escola e testa protocolo de segurança

Avatar photo
O cenário simulado envolveu a invasão de um atirador ativo na escola. Os estudantes evacuaram a escola de forma ordenada, enquanto outros se esconderam em locais seguros.

LEIA TAMBÉM

Na manhã desta terça-feira (22), a Escola de Educação Básica Profª Maria Paula Feres, em Mafra, foi palco de um simulado de ataque a escola. A ação, realizada pela Polícia Militar, visou testar o Plano de Contigência de Segurança Escolar e treinar alunos, professores e funcionários para reagir a situações de emergência.

O cenário simulado envolveu a invasão de um atirador ativo na escola. Alunos e professores foram orientados a seguir o protocolo FEL (“Fugir, Esconder ou Lutar”), uma metodologia internacionalmente reconhecida para prevenção à violência escolar.

Durante o simulado, os estudantes evacuaram a escola de forma ordenada, enquanto outros se esconderam em locais seguros. A Polícia Militar agiu rapidamente, neutralizando o “atirador” e garantindo a segurança de todos.

O tenente-coronel Silvano Sasinski, comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar de Mafra, destacou a importância da parceria entre a escola e a polícia.

“A segurança das nossas crianças e adolescentes é uma prioridade. Simulados como este são essenciais para aprimorar nossas ações e garantir um ambiente escolar mais seguro.”

O comandante também ressaltou o criterioso planejamento realizado junto à equipe escolar e ao Corpo de Bombeiros, para que todas as etapas do evento garantissem a segurança dos cerca de 400 alunos e 50 funcionários que participaram do treinamento. “Desde a simulação do incidente até a evacuação segura dos estudantes e a resposta rápida das equipes de segurança e resgate foram previamente estudadas”.

Após o simulado, a escola e a Polícia Militar realizarão uma avaliação detalhada da ação para identificar pontos fortes e fracos e realizar os ajustes necessários no plano de contingência.

VOCÊ VIU?