DENGUE

Temporal causa danos em 35 cidades do Rio Grande do Sul

Avatar photo
A chuva, em algumas cidades, foi acompanhada por ventos intensos, descargas elétricas e queda de granizo.

LEIA TAMBÉM

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (2) provocaram destelhamentos, bloquearam vias e interromperam o fornecimento de serviços essenciais, causando estragos em ao menos 35 cidades gaúchas.

Segundo a Defesa Civil estadual, a chuva intensa foi causada pelo avanço de uma frente fria, aliada a um sistema de baixa pressão, e, em algumas regiões, foi acompanhada por ventos intensos, descargas elétricas e queda de granizo.

Em Arroio do Tigre, na Região dos Vales, o vento derrubou um pavilhão, construído com estrutura metálica, no Parque Municipal Atílio Pasa. Segundo a secretaria municipal de Saúde, mais de 50 pessoas que estavam no local, participando de um evento cultural e gastronômico, precisaram receber atendimento médico.

Duas pacientes precisaram ser encaminhadas para hospitais de canoas e de Cachoeira do Sul a fim de receber cuidados especializados.

O mau tempo também causou a interrupção do fornecimento de energia elétrica para cerca de 529 mil imóveis residenciais, comerciais e públicos em quase todo o estado.

Postes de rede de energia foram atingidos por vendaval em Porto Alegre — Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Os danos foram causados principalmente pelos ventos fortes que derrubaram galhos de árvores e arremessaram objetos sobre a fiação e outros equipamentos da rede elétrica.

Em Carazinho, no noroeste riograndense, 50 residências foram destelhadas. Em São José do Herval, no nordeste do estado, a queda de árvores bloqueou a BR-386, na altura do quilômetro 287, no início desta manhã.

Em Camaquã, a chuva destruiu parte da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beckel, localizada na zona rural. Um vídeo que circula na internet desde as primeiras horas da manhã exibe o prédio parcialmente destelhado, salas com bastante água e equipamentos, mobiliário e documentos avariados. O vento forte também derrubou árvores que atingiram a escola.

O RS tem alerta laranja para tempestade nesta segunda-feira. O aviso inclui municípios da Serra, Norte e Noroeste. O acumulado de chuva pode chegar a até 100 mm nessas regiões. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.