Calor permanece intenso até pelo menos segunda-feira em SC
Até segunda-feira (17), o calor continuará forte em Santa Catarina, com risco moderado nas regiões em amarelo para problemas como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Durante esses dias, as manhãs começam quentes e abafadas, com as temperaturas subindo rapidamente ao longo do dia. No Litoral, Planaltos, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, as máximas variam entre 30 e 34°C. As áreas do Oeste devem enfrentar o calor mais intenso, com máximas entre 35 e 37°C.
Essas altas temperaturas e a umidade na atmosfera favorecem a formação de temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuvas fortes, especialmente nas tardes e noites. Em razão disso, a Defesa Civil emitiu um Aviso Meteorológico (veja abaixo).
Temporais e chuva pontualmente intensa
Os temporais mais intensos voltam a atingir Santa Catarina na noite deste sábado (15), devido à combinação do calor, disponibilidade de umidade e a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul.
Após uma tarde de altas temperaturas com marcas entre 30°C e 35°C em vários municípios, a disponibilidade de umidade tem favorecido nas últimas horas a formação de temporais isolados, especialmente com chuva pontualmente intensa e com muitos raios em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e em trechos da Grande Florianópolis Serrana e Planalto Norte, com registro de 55 mm no interior de São Joaquim, 44 mm em Araranguá, 35 mm em Praia Grande e 33 mm em Grão Pará nas últimas 2h.
Entre domingo (16) e segunda-feira (17) a frente fria permanece próxima da divisa entre SC e RS, mantendo a condição para chuva generalizada, persistente e acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas de divisa.
No restante do estado, os temporais ocorrem de forma mais isolada, mas também com potencial para chuva intensa em curto espaço de tempo.