telemedicina

Semana de calor e temporais em SC: Máximas chegam a 38°C

Avatar photo
Onda de calor atinge Sul e parte do Centro-oeste do Brasil nesta semana. Nas demais áreas do país, a ocorrência de chuva mantém as temperaturas dentro da normalidade para a época.

Uma nova onda de calor vai colocar os termômetros lé em cima em áreas do Sul e Centro-oeste do Brasil. O clima começa a ficar mais quente no Rio Grande do Sul, onde a temperatura deve chegar a 40ºC em algumas regiões. Depois, outras áreas do Brasil devem registrar temperaturas acima das médias para essa época do ano de forma persistente. É o segundo episódio deste tipo no Brasil neste ano, e deve durar pelo menos até o dia 7 de fevereiro.

Em Santa Catarina, a segunda-feira (03), começa com maior cobertura de nuvens e nevoeiros entre o Meio-Oeste e as áreas litorâneas. A nebulosidade diminui no decorrer da manhã e a temperatura sobe em todo o estado.

Entre o final da manhã e à noite, o calor e a umidade, somados a instabilidades atmosféricas, favorecem a ocorrência de chuva e temporais isolados por todo o estado. Os temporais devem ser mais intensos entre o Meio-oeste e o Litoral.

Pela manhã, as temperaturas oscilam entre 14°C e 24°C. À tarde, máximas próximas e acima de 30°C em todas as regiões, podendo chegar a 38°C no Extremo Oeste.

Na terça e quarta-feira (04 e 05),  sol em grande parte de SC e pancadas de chuva a partir da tarde, aumentando a condição de temporais e granizo localizado nesses dias, com o forte calor e aproximação de uma frente fria chegando ao Rio Grande do Sul.
Temperatura máxima acima de 33°C, podendo chegar a 38°C no Extremo Oeste.

Na quinta-feira (06), as condições do tempo permanecem bem típicas de verão. O dia começa com muitas nuvens que vão diminuindo e dando lugar ao sol no decorrer da manhã. Com as aberturas de sol, a temperatura sobe em todo o estado.

Com o calor e a umidade, somado a formação de áreas de instabilidade, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre as tardes e noites, em todas as regiões.