O avanço de uma massa de ar frio sobre o Sul do Brasil provocou uma acentuada queda nas temperaturas em Santa Catarina neste fim de semana.
No amanhecer deste domingo (11), Dia das Mães, os termômetros chegaram a registrar temperaturas negativas na Serra, com destaque para -1°C em algumas localidades. Em outras áreas do interior do estado, especialmente nas regiões mais elevadas, as mínimas variaram entre 2°C e 7°C.
Para segunda-feira (12), a previsão indica tempo firme e ensolarado em boa parte do estado. A exceção fica por conta do litoral, onde o aumento da nebulosidade poderá provocar chuva fraca, especialmente nos extremos do dia entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
O amanhecer segue gelado, com possibilidade de geada na Serra, onde as mínimas voltam a ficar abaixo de 0°C. No Planalto Norte e Grande Oeste, os termômetros devem marcar entre 5°C e 10°C, enquanto no litoral os valores oscilam entre 13°C e 15°C.
Durante a tarde, as máximas chegam aos 15°C a 19°C na Serra e entre 20°C e 25°C nas demais regiões.
Na terça-feira (13), a circulação marítima mantém o tempo mais encoberto no litoral, mas o sol continua predominando nas demais regiões. O frio perde força, com mínimas variando de 5°C a 10°C na Serra, 10°C a 14°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Alto Vale, e de 15°C a 18°C no litoral.
As máximas se elevam, atingindo até 28°C no Oeste e Litoral Sul, e cerca de 20°C nas outras áreas.
A quarta (14) e quinta-feira (15) seguirão com características semelhantes: sol entre nuvens na maior parte do estado e possibilidade de chuvas fracas e isoladas no litoral.
As temperaturas continuam baixas nas primeiras horas do dia, mas com aquecimento gradual à tarde.
Há indicativo de chuva mais generalizada em Santa Catarina somente por volta do dia 19 de maio, com a passagem de uma frente fria. Logo após, entre os dias 20 e 21, uma nova massa de ar frio deverá provocar outro declínio nas temperaturas.