Na madrugada desta quinta-feira (22), o município de São Miguel do Oeste, localizado no Extremo Oeste catarinense, foi atingido por uma tempestade severa que provocou chuvas fortes, vendavais e granizo. Esta tempestade resultou em destelhamentos, queda de árvores, danificação da rede elétrica e alagamentos em diversos pontos da cidade.
A tempestade teve início entre 2h e 3h da manhã e foi originada a partir de uma supercélula formada na divisa com a Argentina. Ao se deslocar, ganhou força ao atingir os municípios de Belmonte, Bandeirante, Descanso, São Miguel do Oeste e Barra Bonita.
Imagens do radar meteorológico de Chapecó indicaram o momento onde a tempestade estava mais intensa, com maior potencial para ventos fortes e granizo.
Nesta categoria de tempestade severa é possível a ocorrência de microexplosões e tornados. Essas possibilidades estão sendo avaliadas pela equipe de meteorologistas da SDC/SC e pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil.
Em São Miguel do Oeste, os ventos fortes destruíram o telhado do ginásio municipal, danificaram a rede elétrica e pluvial, além de causarem estragos em unidades de saúde.
Cinco escolas também tiveram as aulas suspensas devido aos prejuízos. Os bombeiros foram acionados para resgatar moradores que ficaram ilhados por conta dos alagamentos em diferentes bairros da cidade.
As ocorrências começaram por volta das 2h30 e se estenderam até o início da manhã, mobilizando equipes de emergência para atendimento aos afetados e levantamento dos danos.