A comunidade de Erval Bonito, em Canoinhas, será palco nesta semana de uma importante iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento das propriedades rurais.
Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social Rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Canoinhas, será promovido um curso de capacitação para a produção de conservas de frutas, hortaliças e temperos.
Segundo o secretário de Assistência Social, Vilson do Nascimento, o principal objetivo do curso é capacitar os participantes para o aproveitamento integral da produção agrícola local.
“A iniciativa visa não apenas promover a produção e o consumo de alimentos frescos e sem conservantes, mas também abrir novas perspectivas para a geração de renda entre os agricultores locais”, destaca.
Com duração de dois dias, o treinamento oferecerá aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos, trocar experiências e fortalecer os laços comunitários. A vice-prefeita Zenilda Lemos reforça a importância da ação:
“O treinamento promete ser um ambiente de aprendizado dinâmico, focado em técnicas que permitirão aos produtores transformar seus excedentes em produtos de valor agregado, contribuindo para a sustentabilidade e a diversificação da renda no campo.”
A capacitação faz parte das ações desenvolvidas pela Assistência Social Rural, um programa que busca atender especificamente as demandas das comunidades do interior.
“Desde que criamos o programa da Assistência para quem vive na área rural estamos trabalhando nestas parcerias porque acreditamos que, ao fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários, estamos fortalecendo a agricultura familiar e abrindo novas portas para o desenvolvimento econômico de Canoinhas”, afirma a prefeita Juliana Maciel.