festival

Sistemas de prevenção evitam propagação de incêndio em empresa de São Bento do Sul

Avatar photo
O sucesso no controle do incêndio é atribuído à rápida ação dos brigadistas e à eficácia dos sistemas preventivos da empresa.

LEIA TAMBÉM

Um incêndio que atingiu fardos de algodão na empresa Fiação São Bento, localizada na Rua Otto Eduardo Lepper, no bairro Serra Alta em São Bento do Sul, foi rapidamente controlado na noite de sábado (21).

A agilidade dos brigadistas da própria empresa e a eficiência dos sistemas preventivos existentes foram cruciais para evitar a propagação do fogo.

As guarnições do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 23h35. Ao chegarem ao local, os bombeiros confirmaram a ocorrência de um incêndio em uma área de aproximadamente 100m² onde fardos de algodão estavam armazenados.

Os brigadistas da empresa já estavam combatendo as chamas, equipados com máscaras faciais com filtro e PFF2 (tipo de respirador) devido à intensa fumaça.

Com os riscos gerenciados, e utilizando Equipamento de Proteção Respiratória (cilindro e máscara autônoma), os bombeiros adentraram a edificação e combateram os últimos focos de fogo no setor de preparação de algodão (batedor).

O sucesso no controle do incêndio é atribuído à rápida ação dos brigadistas e à eficácia dos sistemas preventivos da empresa, que incluíam:

  • Sistema Hidráulico Preventivo: Utilização de aproximadamente 2.000 litros de água para o combate inicial.
  • Preventivo por Extintores.
  • Sistema de Abandono de Local, Saída e Iluminação de Emergência.
  • Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.

Esses recursos evitaram que o incêndio se espalhasse para outras áreas da edificação. Paralelamente ao rescaldo, foi realizada a ventilação por pressão positiva para expulsar os gases tóxicos do interior do prédio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após cerca de uma hora de trabalho, as equipes deixaram o local em segurança, aos cuidados do supervisor e da equipe de brigadistas da Fiação São Bento.