Perícia em pen drive de Bolsonaro é concluída; PF encontra só conteúdo irrelevante
A perícia no pen drive apreendido em um banheiro da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, foi finalizada, e o conteúdo do dispositivo foi considerado irrelevante para o inquérito em andamento. Investigadores com acesso ao caso não apostam que do aparelho deve surgir algum elemento de grande relevância para a investigação. Pelo que já foi visto, são poucos itens dentro.
A extração dos dados foi feita durante cinco horas no INC (Instituto Nacional de Criminalística) na última sexta-feira (18) e houve registro da cadeia de custódia, segundo reportagem da CNN.
O pen drive foi encontrado durante uma operação da Polícia Federal (PF) autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação faz parte da investigação que apura suposta coação à Justiça brasileira por parte de Bolsonaro e de seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Após a apreensão, o dispositivo foi encaminhado para análise no laboratório da corporação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Questionado sobre o item na última sexta-feira (18), Bolsonaro afirmou desconhecer o pen drive.
“Olha, uma pessoa pediu para ir ao banheiro, eu apontei o banheiro, e voltou com um pen drive na mão. Nunca abri um pen drive na minha vida. Eu não tenho nem laptop em casa para mexer com pen drive. A gente fica preocupado com isso”, declarou o ex-presidente na ocasião.
Inicialmente, o conteúdo do dispositivo era visto como uma possível peça de interesse no inquérito que investiga supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito. No entanto, a conclusão da perícia descartou essa possibilidade.
Perícia no celular de Bolsonaro continua sem previsão de término
Enquanto a análise do pen drive foi concluída, a perícia no celular de Bolsonaro ainda está em andamento e não tem data para terminar.
Segundo investigadores, a extração de informações armazenadas em nuvem demanda mais tempo. O objetivo é identificar materiais que possam ter relação com a investigação em curso.