festival

Brasil vence nos pênaltis e conquista a Copa América Feminina pela 9ª vez

Avatar photo
Ao todo, dez edições foram disputadas, e em apenas uma o Brasil não foi campeão – em 2006, foi derrotado pela rival Argentina.

A seleção brasileira feminina venceu a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4 neste sábado, após empate por 4 a 4 no tempo normal, e se sagrou campeã da Copa América pela nona vez.

Foi um jogo emocionante, como manda uma final.

Os gols nas penalidades foram marcados por Tarciane, Amanda Gutierres, Mariza, Jhonson e Luany pelo Brasil e Usme, Restrapia, Linda Caicedo e Bonilla pela Colômbia, enquanto Angelina e Marta desperdiçaram. Paví, Leicy Santos e Carabalí erraram pela equipe colombiana.

Os gols do jogo foram marcados por Angelina, Amanda Gutierres e Marta (duas vezes), pelas brasileiras, e Linda Caicedo, Tarciane (contra), Mayra Ramírez e Leicy Santos, pelas colombianas.

Esta foi a quarta vez em que as seleções se enfrentaram na decisão da competição: em 2010, 2014, 2022 e 2025, quatro vitórias do Brasil.

Ao todo, dez edições foram disputadas, e em apenas uma o Brasil não foi campeão – em 2006, foi derrotado pela rival Argentina, que superou a Canarinho nos pontos corridos.

Resolvido o campeão, foi a hora de entregar as premiações individuais. Decisiva na final, Marta não ficou de fora e foi eleita a melhor jogadora do torneio.

A camisa 10 entrou na reta final da segunda etapa, quando o Brasil ainda empatava em 2 a 2 com a Colômbia. Ela viu as colombianas marcarem o terceieor, mas tirou um golaço ‘da cartola’ já nos acréscimos e deixou tudo igual.

Na prorrogação, a capitã foi às redes novamente e fez o gol da virada do Brasil. Ela perdeu seu pênalti na disputa, mas contou com a ajuda das companheiras para erguer a taça aos 39 anos.