O aprofundamento de um sistema de baixa pressão deve trazer instabilidade para a Região Sul nesta semana, em especial ao Rio Grande do Sul. No litoral gaúcho os ventos podem chegar a 100km/h em alguns locais, alerta a Defesa Civil.
O tempo começa a piorar nesta segunda-feira (18), nas regiões gaúchas. Na terça (19), há previsão de temporais isolados, com eventual queda de granizo, chuva pontualmente intensa, descargas elétricas e rajadas de vento.
Na quarta-feira (20), as rajadas de vento ficam entre 45 e 80 km/h pelo Rio Grande do Sul, podendo chegar aos 100 km/h no litoral gaúcho. Há possibilidade também de tempestade de raios.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de perigo iminente, para os ventos costeiros no litoral gaúcho e na costa sul de Santa Catarina, com possível avanço de dunas sobre as construções. As condições devem durar das 18h de terça às 21h de quarta.
Para o resto do país, são esperados vendavais também no Paraná, em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Em Santa Catarina, na noite de terça-feira (19), a aproximação de uma frente fria volta a desestabilizar a atmosfera por áreas do Extremo Oeste e Oeste, com condição para temporais isolados com raios, fortes rajadas de vento e granizo.
Os ventos também se intensificam ao longo do dia, apresentando rajadas entre 50 e 75 km/h entre o Oeste e Sul do estado. Durante a tarde, as temperaturas chegam a 32°C no Oeste, 25°C no Litoral Sul e não passam dos 13/14°C nas áreas serranas.
Entre a madrugada e manhã de quarta-feira (20), a frente fria segue se deslocando por Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, além de rajadas de vento com risco moderado para ocorrências associadas.
Entre a tarde de quarta (20) e a quinta-feira (21), a chegada de uma massa de ar seco contribui para o retorno da condição de tempo firme em todas as regiões.