Durante a 24ª Festa Estadual da Erva-mate (Fesmate), foram conhecidos os vencedores do Concurso Fotográfico Canoinhas pelo seu Olhar, promovido pela Prefeitura de Canoinhas por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo Helmy Wendt Mayer.
A prefeita Juliana Maciel destaca a importância da iniciativa: “cada fotografia é um retrato único de Canoinhas. Esse concurso nos mostra a cidade sob diferentes perspectivas e revela a sensibilidade dos nossos fotógrafos amadores”.
O primeiro lugar ficou com Thiara Paulo Zvares, autora da fotografia “Portal de Canoinhas cenário de um entardecer inesquecível”. Em segundo lugar, Gisele Stocker conquistou a premiação com a imagem “Nos trilhos da tradição”, feita na antiga estação de Marcílio Dias. Já o terceiro lugar foi para Ana Rossetti, com a foto “Igreja Matriz Cristo Rei aos meus olhos”.
As imagens, que retratam diferentes cenários e símbolos do município, compõem agora um acervo que fortalece a memória e a identidade cultural de Canoinhas.
Para o gestor de Cultura e Turismo, Célio Galeski Jr., mais do que uma competição, o concurso foi um convite para eternizar a história local: “estas imagens passam a compor o patrimônio cultural de Canoinhas e mostram como cada olhar contribui para valorizar nossa cidade”.
As 10 melhores fotografias do concurso foram expostas durante a Fesmate. Veja abaixo.
Já a vice-prefeita Zenilda Lemos ressaltou o potencial turístico do projeto: “é uma oportunidade de promover Canoinhas, mostrar nossas belezas e despertar novos talentos da fotografia. O olhar dos participantes contribui para que mais pessoas descubram o encanto da nossa cidade”.