Intensas rajadas de vento, previstas pela Defesa Civil, atingiram o leste de Santa Catarina entre o sábado (18) e a madrugada deste domingo (19), que poderiam trazer risco alto para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica, além de risco moderado para ocorrências associadas a agitação marítima e ressaca.
O fenômeno foi resultado da passagem de uma frente fria, combinada com o aprofundamento de uma área de baixa pressão entre os litorais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A intensificação dos ventos de quadrante sul foi sentida principalmente entre os Planaltos, o Vale do Itajaí e o Litoral. Na faixa litorânea e nas áreas de serra, as rajadas atingiram entre 65 e 75 km/h, com picos que ultrapassaram os 80 km/h em regiões como a Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Alertas de risco alto para ocorrências associadas a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica, foram emitidos pela Defesa Civil durante o período.
Ocorrências Registradas
As previsões se confirmaram e diversas cidades registraram danos.
Itapema e Porto Belo: Foram registrados problemas com proteções e tapumes se desprendendo de edifícios, atingindo a fiação elétrica e gerando risco para a população.
Florianópolis: Uma estrutura de tendas foi levantada pela força do vento, deixando uma pessoa ferida, que foi prontamente atendida pelo Corpo de Bombeiros. Até o início da noite de sábado, a Defesa Civil municipal havia contabilizado 18 ocorrências na capital, incluindo quedas de árvores, danos à rede elétrica, destelhamentos e quedas de placas.
Itajaí: O telhado de uma residência desabou devido às fortes rajadas. Além disso, diversos bairros da cidade enfrentaram interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Bombinhas: Uma embarcação ficou à deriva na praia de Zimbros e precisou ser resgatada pela Secretaria de Pesca do município, com o apoio da Defesa Civil local.
Nos próximos dias, O interior terá dias ensolarados e calor durante a tarde, enquanto a faixa leste enfrenta nebulosidade e chuvas fracas. Confira a previsão do tempo para a semana.