Uma mulher de 49 anos foi resgatada após cair de uma ribanceira com aproximadamente 20 metros de altura na tarde deste domingo (26), no interior de Itaiópolis. A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Papanduva e os Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, na localidade de Rio da Estiva.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 14h35 para atender a vítima de queda de nível. Ao chegarem ao local, as equipes de resgate encontraram a mulher consciente e orientada, mas em um terreno bastante instável e coberto por vegetação.
A vítima relatou aos bombeiros que estava caminhando perto da ribanceira quando escorregou e caiu. Ela estava acompanhada do namorado, que solicitou o socorro.
A mulher apresentava sinais vitais estáveis, mas se queixava de fortes dores e dificuldade respiratória, com suspeita de fratura em arcos costais e na região da pelve.
Resgate complexo
Devido ao desnível de 20 metros e o relevo acidentado do terreno, o resgate exigiu uma operação complexa de salvamento em altura.
Após a vítima ser avaliada e imobilizada com colar cervical e prancha rígida, as equipes montaram um sistema de redução de força, utilizando cabos e roldanas. Esse sistema permitiu que a mulher fosse retirada com segurança até o nível mais elevado do terreno, acondicionada em uma maca específica para ribanceiras.
Em seguida, foi necessário percorrer a pé um deslocamento de aproximadamente 500 metros até a viatura. A mulher foi então encaminhada, em quadro estável, para o hospital de Itaiópolis.
Devido à distância e à dificuldade de acesso, o apoio da aeronave Arcanjo chegou a ser solicitado, mas não foi necessário o seu emprego após os trabalhos conjuntos e bem-sucedidos das equipes em terra.





