No domingo (30), o dia começa com predomínio de sol e as temperaturas sobem rapidamente, com máximas próximas dos 35°C no Extremo Oeste e Oeste e oscilando entre 28 e 32°C dos Planaltos ao Litoral.
Entre a tarde e à noite, a soma do calor com instabilidades em diferentes níveis da atmosfera, favorecem a formação de temporais com raios, rajadas de vento e queda de granizo em todas as regiões.
Aviso meteorológico
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a mudança nas condições do tempo entre este domingo (30) e a segunda-feira (01/12).
O órgão classifica o risco como moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas pontuais.
A instabilidade será causada por dois sistemas distintos atuando em sequência:
- Domingo (30): Entre a tarde e a noite, o aquecimento diurno somado ao avanço de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de temporais isolados por todas as regiões do estado.
- Segunda-feira (01/12): A instabilidade se mantém e se intensifica devido ao processo de formação de uma nova frente fria, que está associada a um Ciclone Extratropical na costa do Rio Grande do Sul. Este sistema manterá o tempo fechado e chuvoso em todas as regiões catarinenses.
A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe as atualizações dos avisos meteorológicos e evite áreas de risco durante os temporais.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na terça-feira (02), o dia segue com tempo instável. Há condições para novos temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, porém de forma isolada. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.
Na quarta-feira (03), as condições para temporais diminuem e o tempo firme predomina no Grande Oeste. No Litoral e em áreas próximas, o dia será de tempo instável e com condições para chuva fraca e isolada a qualquer hora. Não há risco para ocorrências associadas às condições de tempo.

















