A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alertas importantes para os consumidores nesta terça-feira (6). A agência determinou a proibição da venda e o recolhimento de lotes específicos de panetones e de uma linha completa de alimentos fabricados com cogumelos que não possuem segurança comprovada.
Panetones com Fungos
A empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos comunicou o recolhimento voluntário de quatro lotes devido ao aparecimento de fungos na superfície dos produtos. Os itens têm validade até 27/02/2026.
Lotes proibidos (todos com número 251027):
- Mini Panetone Gotas de Chocolate Trufado (140g);
- Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons (700g);
- Panetone Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (700g);
- Panetone com Frutas Trufado Tradicional (700g).
Produtos com Cogumelos Proibidos
A Anvisa também barrou toda a linha da empresa Coguvita II Alimentos (marcas Smush, Smushnuts e Smushn Go). O motivo é o uso dos cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, ingredientes que não tiveram a segurança avaliada para uso em alimentos no Brasil.
Além disso, a Anvisa apontou que a empresa fazia propaganda irregular, prometendo benefícios sem comprovação científica para a memória, foco e imunidade. A proibição vale para todos os lotes de:
- Pastas de cacau, avelã e amendoim;
- Barras de frutas e granolas;
- Mix de castanhas e sementes;
- Cápsulas de café (Mushroom Espresso e Energy).
Orientação ao Consumidor
Caso você tenha adquirido algum destes produtos, a orientação é não consumir. Entre em contato com o estabelecimento onde a compra foi feita ou diretamente com o SAC das fabricantes para providenciar a devolução ou troca.























