Mudando vidas e preparando para o mercado de trabalho. É assim que pode ser definida a atuação do Centro da Juventude (Ceju) de Canoinhas.
Localizado na Rua 12 de Setembro, o espaço mantido pelo Governo do Município, por meio da Secretaria de Assistência Social, oferece cursos gratuitos para os jovens e adultos canoinhenses em diferentes áreas, ensinando na prática atividades que podem despertar a vocação profissional.
“Nosso compromisso é garantir que o jovem canoinhense saia do Ceju com qualificação para entrar no mercado de trabalho”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
Bruno Jacobowski, de 15 anos, morador de Marcílio Dias, cursou educação financeira e afirma que o aprendizado já está sendo colocado em prática no seu dia a dia. “Os valores que eu ganho eu já sei administrar bem e, com certeza, quando eu começar a trabalhar, eu vou ter um controle exato de quanto eu vou ganhar e quanto vou conseguir render. Eu tenho certeza que vai agregar muito em meu futuro profissional”, afirma o jovem.
O Ceju oferece desde cursos de inglês e informática até capacitações especializadas em parceria com instituições como Senac, Senai, Senar e CIEE. Para além do currículo técnico, o Ceju busca ser um ambiente de acolhimento e transformação humana. “Queremos que cada jovem se sinta acolhido e perceba o Ceju como uma extensão de sua própria casa”, destaca a vice-prefeita Zenilda Lemos.
Caroline Medeiros, de 15 anos, moradora do bairro Jardim Esperança, afirma que o aprendizado que ela teve no Ceju já está impactando em sua vida. “Me ajudou a me expressar melhor, a falar com outras pessoas, conhecer pessoas legais. Vou guardar esses cursos para a minha vida inteira”, afirma a estudante.
Thainá Pasterchak Pereira, de 14 anos, moradora do Alto da Tijuca, cursou Inglês e educação financeira no Ceju. “É importante porque vai qualificando o currículo. Vou poder organizar os meus gastos de adolescente e já ter o planejamento financeiro para o meu futuro”, comenta.
O Ceju também orienta adultos. Na vida da canoinhense Gisele Lopes, que fez o curso de produção de docinhos no Ceju, o aprendizado já está trazendo benefícios, inclusive financeiros. “Eu comecei a fazer os docinhos até para ter uma renda extra, para vender, para aniversários, para amigos, e estou gostando bastante”, destaca a empreendedora.
Em 2025, o Ceju atingiu a marca de quatro mil atendimentos desde sua criação, oferecendo uma vasta gama de cursos. “Cada curso oferecido no Ceju é uma oportunidade de mudança. A Assistência Social acredita na aprendizagem como ferramenta de transformação, que prepara as pessoas para o trabalho e para a vida”, ressalta o secretário de Assistência Social, Vilson Nascimento.











