A Prefeitura de Canoinhas concluiu mais uma atualização da ortofoto do município realizada em dezembro de 2025, ampliando a precisão das informações geográficas e fortalecendo o planejamento urbano, a gestão territorial e a oferta de serviços públicos.
O novo aerolevantamento traz imagens atualizadas com localizações reais de todo o perímetro urbano e passa a integrar o sistema Geo Municipal, com acesso externo.
De acordo com o secretário de Planejamento, arquiteto e urbanista Rafael Rottili Roeder, o material é uma ferramenta estratégica para o município.
Ele explica que a ortofoto serve como base para atualizações de cadastros, análises técnicas e planejamento de ações em diferentes áreas. “É um instrumento que qualifica a tomada de decisões e oferece mais segurança para processos como regularizações de áreas, negociações de imóveis e projetos da construção civil”, destaca.
O que é uma Ortofoto?
Diferente de uma foto aérea comum (como as do Google Maps, que podem ter distorções), a ortofoto passa por um processo de correção técnica. Isso significa que todos os pontos estão na mesma escala, permitindo que profissionais e cidadãos realizem medições exatas de distâncias, áreas e ângulos diretamente pelo sistema, como se estivessem usando um mapa de engenharia.
Acesse a ortofoto clicando aqui.
O conjunto de imagens também auxilia no desenvolvimento de projetos de uso e ocupação do solo. As equipes técnicas utilizam a ortofoto nos processos de conferência e aprovação de loteamentos e desmembramentos, além do monitoramento de ocupações irregulares.
Além da Secretaria de Planejamento, o novo mapeamento aéreo é utilizado por outras pastas, como Administração, Tributos, Meio Ambiente, Habitação e Infraestutura, integrando informações e fortalecendo o trabalho conjunto entre os setores.












