tres_barras

Canoinhas envia segunda carga de pneus para reciclagem; total passa de 3 mil unidades em 2026

Avatar photo
Segunda remessa do ano foi enviada nesta quarta (28); ação faz parte do programa “Penso, Logo Destino” em parceria com o IMA.

LEIA TAMBÉM

A manhã desta quarta-feira (28), foi de trabalho intenso no Parque de Exposições Ouro Verde, em Canoinhas. O Governo do Município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou o segundo carregamento de pneus inservíveis de 2026. 

O recolhimento é realizado através do Programa Penso, Logo Destino, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que visa dar o encaminhamento adequado a itens que muitas vezes acabam descartados irregularmente. Esta já é a segunda carga enviada apenas neste início de ano. A primeira remessa teve teve mais de 2.042 pneus. A segunda, teve 1134, totalizando 3.116 pneus.

“A consciência ambiental do canoinhense, aliada ao suporte da gestão do município, são fundamentais para que o programa apresente resultados tão positivos em tão pouco tempo”, afirma a vice-prefeita, Zenilda Lemos.

Além da preservação ambiental, a ação tem um impacto direto na saúde pública. O descarte inadequado de pneus é um dos principais desafios das equipes de vigilância, pois esses objetos acumulam água e se tornam criadouros ideais para o mosquito Aedes aegypti.

“O descarte correto de pneus é uma das medidas mais eficazes que temos para interromper o ciclo de reprodução do mosquito da dengue. Um pneu exposto ao tempo pode acumular água por meses, criando o ambiente perfeito para a proliferação de focos. Destinar esse material adequadamente é um ato direto de cuidado com a saúde de toda a comunidade”, explica a bióloga do setor de combate às Endemias da Vigilância Epidemiológica, Cristina Brandes Grosskopf.

O recolhimento é feito no Parque de Exposições Ouro Verde periodicamente, onde a prefeitura mantém um barracão de armazenamento desses pneus para garantir que o fluxo de destinação seja contínuo.

O secretário de Meio Ambiente, Rogerio Koch, destaca que a colaboração dos moradores é o que sustenta o projeto. “Pedimos que a população faça sua parte e descarte esses pneus corretamente nos locais e datas que forem divulgadas, pois o descarte correto é o único caminho para protegermos nosso meio ambiente”, afirma Rogerio Koch.

Notícia Anterior

POLÍTICA
Ministro diz que fim da escala 6×1 pode ser aprovado neste semestre

Próxima Notícia

EDUCAÇÃO
Três Barras abre inscrições para o Auxílio Transporte Estudantil na próxima segunda (02)

VOCÊ VIU?