O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, reafirmou nesta terça-feira (27) o compromisso do Governo Federal com o fim da escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho para um de folga).
Segundo o ministro, a expectativa é que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) seja votada e aprovada pelo Congresso Nacional ainda no primeiro semestre de 2026.
Foco na qualidade de vida
Boulos destacou que a mudança é essencial para garantir tempo de lazer e convivência familiar aos brasileiros. “Nós vamos acabar com a escala 6×1 no Brasil. Essa é uma necessidade do trabalhador”, afirmou o ministro durante evento na Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Ele confirmou que já mantém conversas com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para acelerar a tramitação da proposta, que já conta com a assinatura de 226 deputados federais.
Críticas à resistência empresarial
Questionado sobre a oposição do setor produtivo, Boulos subiu o tom. O ministro afirmou que a resistência de grandes empresários não é surpresa, alegando que historicamente esse grupo se opõe ao avanço de direitos trabalhistas. “Se dependesse de muitos deles, não teria sido nem promulgada a Lei Áurea neste país”, disparou.
Exemplo “dentro de casa”
Como argumento de viabilidade, o ministro citou que o Palácio do Planalto já extinguiu a escala 6×1 para seus trabalhadores terceirizados (copa e limpeza) no fim do ano passado. Atualmente, esses profissionais cumprem, no máximo, a escala 5×2.










